estagio
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
O que é o Relatório? É a descrição objetiva de fatos, acontecimentos, e observações seguida de uma análise visando a tirar conclusões e fazer recomendações acerca da realidade. O relatório deve ser redigido de acordo com as normas da ABNT (NBR 14724/2002, NBR 6023/2002 e NBR 10520/2002).
Observação: No site da Estácio encontram-se dicas sobre como elaborar trabalhos científicos de acordo com as normas da ABNT (www.estacio.br/biblioteca).
ESTRUTURA DO RELATÓRIO
A estrutura do relatório compõe-se de três partes: a pré-textual, a textual e a pós-textual.
1. PARTE PRÉ-TEXTUAL: capa, folha de rosto, sumário, lista de ilustrações e lista de anexos.
CAPA: logotipo da instituição, título do relatório e subtítulo se houver, nome do autor, local, mês e ano.
FOLHA DE ROSTO: nome do autor, título do trabalho, natureza do trabalho (o trabalho é pré-requisito para aprovação na disciplina X, do Curso Y, Professor Fulano), nome da instituição, campus e data.
SUMÁRIO: deve conter a estrutura do trabalho com as divisões e subdivisões acompanhadas da numeração das páginas.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES: deve apresentar separadamente, por folha, uma lista própria a cada tipo de ilustração (exemplos: Lista de Quadros; Lista de Fotografias; Lista de Gráficos etc.).
LISTA DE ANEXOS: apresenta a relação dos títulos dos anexos que aparecem ao final do Relatório e que, na verdade, constituem parte do pós-texto.
2. PARTE TEXTUAL: Esta parte deverá contemplar os seguintes itens: introdução, desenvolvimento e considerações finais. Todo o trabalho deve fazer referências bibliográficas diretas ou indiretas e estas referências serão incluídas ao final. As referências teóricas devem ser buscadas principalmente nos textos das disciplinas cursadas anteriormente e também nos textos oferecidos pelo Professor-orientador de Estágio.
INTRODUÇÃO: É a parte inicial do