Estagio
Nome do aluno: Kelly Fabiana Coelho Menezes
Instituição de Ensino/ Local do Estágio: Escola Municipal Estelita Parreiras Dornas
Estado: Minas Gerais Município: Rio Manso
Nível/ ano/ Turma de Estagio:Ensino Fundamental 6 anos
Relato da análise das atividades de entrevistas e observações realizadas na turma de estágio.
A entrevista foi realizada na Escola Municipal Estelita Parreiras Borges, na turma do segundo período, da professora Kátia Raquel Coelho. A classe é composta por dezoito alunos, sendo sete meninas e onze meninos, todos já havia frequentado o primeiro período, na mesma escola. A aprendizagem da turma é muito boa, apenas dois alunos (meninos) percebe se que tem dificuldade na aprendizagem, e são os dois mais tímidos. A professora procura trabalhar com eles, dando mais atenção e os colocando para sentar perto daqueles mais falantes.
A educadora trabalha há quatro anos com crianças no ensino fundamental, tendo curso superior em Normal Superior e Pós Graduação em Educação Inclusiva, além de alguns cursinhos de capacitação de docentes.
A professora trabalha, principalmente de acordo com o método construtivista, onde o aluno constrói o seu próprio conhecimento, sendo a educadora mera transmissora, porem, não deixa de ensinar conceitos de como se portarem em uma sala de aula, discriminar a hora de sentar ou levantar, de como falar e ouvir, que segundo ela, não pode deixar de instruí-los.
Os alunos são mistos quanto a sua formação social, então a professora, costuma trabalhar principalmente a socialização, sondando os alunos em grupos, em círculos, cada dia uma maneira diferente, buscando, cada dia mais interagir todos da classe, da maneira mais simples possível.
As suas aulas são sempre diversificadas, os dias começam assim: fazem uma oração, fala um pouco da higiene (escovar os dentes, lavar as mãos, etc.) divide a turma em grupos (sempre por sorteio) e começa a desenvolver o conteúdo. A