Estagio supervisionado i na unidade basica de saude do junco
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
Fca. Wládia Raquel Sabóia Chaves Jacqueline Vieira de Sousa
ESTUDO DE CASO: Modelo Calgary de Avaliação familiar da Unidade Básica de Saúde
SOBRAL
2011
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, a família tem passado por diversas mudanças as pessoas que atingiram a idade senil precisam manter um padrão que favoreça às suas expectativas de uma vida melhor e de qualidade , garantida através de uma assistência voltada para suas necessidades mais urgentes, mas que possa favorecer prevenção de agravos á saúde. Para tanto, é necessário criar condições favoráveis ao desenvolvimento de ações que busquem fazer desse momento um momento pleno de consolidação das etapas de toda uma vida.
Conforme Elsen (2004), a família é dinâmica, tem sua própria identidade; é composta por integrantes unidos por laços consangüíneos, de interesse ou afetividade, que convivem por um espaço de tempo, e constroem uma história de vida. Seus membros criam e transmitem valores, conhecimentos e práticas de saúde, têm responsabilidades e direitos; estabelecem objetivos de vida, e interagem entre si e com o mundo externo em diferentes níveis de aproximação. Ainda, segundo essa autora, o núcleo familiar convive em um contexto físico, cultural e político, influenciando e sendo influenciado por esse.
O crescimento populacional no mundo todo e o envelhecimento da população podem ser observados a partir da transição demográfica, com o estreitamento da base da pirâmide populacional e alargamento do ápice (FONSECA & RIZZOTTO, 2008). Esta alteração demográfica, demanda da Enfermagem uma assistência ao idoso e às famílias envolvendo um conhecimento teórico e prático.
Desta forma, ao considerarmos a família como membros que se interrelacionam, a presença de um idoso dependente pode ser percebido de diferentes maneiras pelos seus integrantes, dependendo da cultura familiar (SILVA; GALERA; MORENO, 2007).