Saúde - atenção básica em juazeiro
Juazeiro é um município brasileiro do estado da Bahia. Em conjunto com o vizinho município de Petrolina, em Pernambuco, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido. Localizada na região sub-média da bacia do Rio São Francisco, a cidade se destaca pela agricultura irrigada que se firmou na região graças às águas do rio São Francisco. Possui uma população aproximada de 243.896 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2009, distribuídos em uma área de 6.390km². Além da sede, Juazeiro possui alguns distritos em seu território - são Abóbora, Pinhões, Itamotinga, Maçaroca, Juremal, Carnaíba e Junco – dos quais, o maior, Itamotinga possui uma população de mais de 20.000 habitantes.
É considerada a cidade mais industrializada do Vale São Francisco, pois a mesma conta em seu distrito industrial (DISF - Distrito Industrial do São Francisco) com diversas indústrias e outros tipos de empresas. Juazeiro, juntamente com Petrolina, tornou-se um grande centro produtor de frutas tropicais que abastece o mercado interno e são exportadas para vários países. Destaca-se o cultivo de manga, uva, melão, coco, banana, dentre outros. Além disso, a região passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade na produção de vinhos, tudo isso devendo-se a implantação de mecanismos de irrigação. A região é a única do país a colher duas safras de uvas por ano. O município também abriga um dos maiores CEASAS (Central de Abastecimento) do Brasil, sendo o maior do interior do Norte/Nordeste, responsável por distribuir a produção agrícola que vai abastecer parte do país. Hoje constitui um dos mais importantes municípios e núcleo urbano do interior do nordeste.
A origem de seu nome deve-se à árvore do Juazeiro, uma planta forte e medicinal, resistente às mais variadas intempéries, assim como seu povo forte e ao mesmo tempo hospitaleiro. Chamada de “Terra das Carrancas”, “Oásis do Sertão”, “Califórnia