Estagio supervisionado III - Serviço social
UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE Serviço Social
Disciplina: Estágio supervisionado III
Professora: Luciana Shirley Zanela
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ROTEIRO PARA PLANO DE ESTÁGIO Instituição / Organização: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Endereço institucional: R: Manoel de Mendes Andrade N: 262
Município: Jateí UF: MS
Nome do Supervisor Pedagógico: Luciana Shirjey Zanela
Introdução
A Política Publica em que estou inserida é a Política de Assistência Social que é regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, assim definida na forma da lei art. 1º Sendo que a assistência social se torna um direito do cidadão e dever do Estado, portanto, Política de Seguraridade Social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizada atreve de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e de sociedade, para garantir o atendimento ás necessidades básicas. (PNAS, 2005, p.31).
Consistir em que a política de assistência social se regula nas ações diversificadas com base no SUAS/NOB/PNAS. Dessa forma essa política realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, mais precisamente no Centro de Referência da Assistência Social CRAS, este é a porta de entrada para a Assistência Social, pois esta é tida como proteção social.
De acordo com PNAS (2005, p. 31) a proteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivencia familiar.
Traz por objetivo a proteção à família, à maternidade, à infância à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção ao mercado de trabalho; a habitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiências e a promoção de sua integração à vida comunitária; e a