Estagio pedagogia saberes e pratica
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA –EAD
Município: Santa Tereza do Oeste
Estado: Paraná
Turma:
Pólo: SANTA TEREZA DO OESTE – APR MACEDO
Tutor(a): Ana Paula Raizel Macedo
Professor(a):
Semestre/Ano: 2010/2
ESTÁGIO: SABERES E PRÁTICA1
Carla Francieli de Lima
RESUMO
Reforçando a concepção de escola voltada para a formação de cidadãos críticos com bases culturais que permitam posicionar-se anverso aos desafios e às novas tarefas, o Brasil primordiou a educação. A formação do professor ganhou um papel fundamental. Nesta perspectiva, o aluno, futuro educador precisa internalizar os conhecimentos através da ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário a vivência em ações compartilhadas, o exercício e o desenvolvimento de autonomia intelectual e o senso de responsabilidade, tanto pessoal quanto coletivo. E é durante o estágio, ou prática pedagógica que os futuros educadores irão conhecer a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção, a partir da compreensão dos aspectos filosóficos, sociais, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.
Palavras chaves: Formação – Conhecimentos – Estágio – Realidade – Prática.
INTRODUÇÃO
Tendo em vista que o estágio supervisionado constitui uma das fases mais importantes na vida acadêmica dos estudantes de licenciatura, e cumprindo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), busca-se superar a noção de estágio e de prática pedagógica como reprodução do conhecido, direcionando-o para perspectivas inovadoras e criativas. Os estágios e as práticas são assumidos em sua dimensão formadora, como elemento mediador da formação do profissional da educação.
O estágio proporciona ao aluno educador a oportunidade de observar, pesquisar, planejar, executar e a avaliar através de diferentes atividades pedagógicas. O estágio nada mais é do que colocarmos em prática tudo que