estagio operacional PMPR
O Estágio Operacional é uma exigência para que aluno esteja pronto a atuar nas ruas e pronto a defender a população, sendo imprescindível para sua formatura e posterior promoção a Soldado de 1ª Classe . O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas da Corporação e do público o qual estará em contato direto com os Soldados recém formados. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio, orientado pelo instrutor Cap. QEOPM Marco Aurélio Fahur, como cumprimento da exigência do PLADIS (Plano Disciplinar). O estágio foi realizado na Cidade de Maringá, em diversos eventos realizados durante o período de formação, tais como PEE (Policiamento em Eventos Especiais) em jogos de futebol do campeonato paranaense, policiamento ostensivo na feira de exposição EXPOINGÁ e outras escalas de serviço no Corpo da Guarda do Quartel do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) os quais estarão descritos ao longo do trabalho. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
POLICIAMENTO EM EVENTOS ESPECIAIS
Atuação e emprego da tropa em eventos especiais
Da finalidade
Instruir o efetivo do 4º BPM quanto aos eventos especiais e distribuição da tropa nos eventos.
Objetivo
Padronizar as funções e atribuições de cada Policial Militar, no que tange ao desenvolvimento uniforme das atividades operacionais.
Fundamentos legais
Toda a ação da Polícia Militar estará embasada na Constituição Federal de 1988, no seu Art. 144, § 5º, o qual estabelece que, “às polícias militares cabe à polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares além das atribuições definidas em lei incumbe a execução de atividades de defesa civil”.
Do estagio do curso de formação de soldados no