Estagio ensino fundamental
ANA CÉLIA DE OLIVEIRA – RU: 482719 – TURMA 2009/09
DAIANE DIAS MENEZES – RU: 406364 – TURMA 2009/01
FABIO NUNES DA SILVA – RU: 521997 – TURMA — 2010/01
PATRÍCIA RODRIGUES PINTO DE MELO – RU: 513740 – TURMA — 2010/01
Portfólio de Fundamentos Filosóficos da Educação
Petrópolis
2011
Faça uma pesquisa sobre qualquer um dos filósofos mencionados neste capítulo. Acrescente um pouco de sua vida, suas principais obras e um resumo de suas ideias.
ARISTÓTELES
Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 A.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 A.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano.
Lógica
Para Aristóteles, a Lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária. O silogismo é dedutivo, parte do universal para o particular; a indução, ao contrário, parte do particular para o universal. Dessa forma, se forem verdadeiras as premissas, a conclusão, logicamente, também será.
Física
A concepção aristotélica de Física parte do movimento, elucidando-o nas análises dos conceitos de