Estagio em Farmacia
Aluna: Carla Fernanda de Oliveira Mendes
A atividade de observação foi realizada na Unidade Básica de Saúde Vila Aparecida-Centro na cidade de Salinas - Minas Gerais entre os dias 10 de março de 2014 a 14 de março de 2014. A UBS presta atendimentos a uma população (microrregião) que conta com cerca de 3.019 habitantes dispostos em 973 famílias. A equipe é composta por um médico, uma enfermeira, um técnico em farmácia, duas técnicas em enfermagem, uma nutricionista, dois recepcionistas e 6 agentes comunitários de saúde. Os ACS atendem média de 150 a 200 famílias por região.
No primeiro dia de estagio foi observado o trabalho na recepção da Unidade Vila Aparecida onde a marcação das consultas médicas são realizadas um dia antes da consulta, todas elas são marcadas pelos recepcionistas e pelos agentes comunitários de saúde que revezam entre si durante a semana. Foi observado também a organização dos prontuários que são documentos escritos pelo enfermeiro com a evolução dos pacientes. Há também a ficha de cadastro pessoal da região atendida, esta é organizada por ordem alfabética e consta dentre outras informações o nome completo, endereço, qual micro área pertence, e são dispostos em arquivo morto facilitando o acesso aos registros e otimizando o tempo. A unidade tem conhecimento que a secretaria de saúde tem no papel um projeto de inserção de prontuários eletrônicos, e acredita-se que em breve serão implantados. Os usuários avaliam o atendimento e acolhimento dos demais profissionais de forma positiva, mas ainda existem algumas reclamações do tipo: insatisfação em relação a pequena quantidade de consultas realizadas por dia, pela demora no atendimento, entre outras.
Ao longo do segundo foi observado o setor administrativo da UBS e conhecer sobre os princípios da atenção primaria a saúde conhecido como SIAB (Sistema de Informação a Atenção Básica). Ele constitui a porta