Estagio EJA
Resumo: O estágio na E.J.A é de fundamental importância para a formação do pedagogo, devido esse contato nos possibilitar um outro olhar a respeito do que é realmente o ensino da E.J.A, além de fazer relação entre a teoria estudada no decorrer da jornada acadêmica e a prática nas salas de aula. É importante antes de mais nada conhecer o perfil dos alunos que fazem parte desse processo de ensino e entender o papel do professor nesse processo, e isso só é possível com esse contato direto com a realidade nas salas de aula, que o estágio nos possibilita. Este artigo tem por objetivo mostrar a realidade vivenciada nas salas de E.J.A, as dificuldades e perspectivas dos alunos dessa modalidade de ensino, além do nosso olhar a respeito do ensino E.J.A.
PALAVRAS CHAVE: Aprendizagem, experiências, ensino.
INTRODUÇÃO:
O contato com turmas de diferentes modalidades de ensino, durante o curso de pedagogia é de fundamental importância para a nossa formação, uma vez que, é a partir dessas vivências que conhecemos como são aplicados os métodos de ensino estudados no decorrer do curso.
Entendemos que para conhecermos melhor esse processo, é necessário antes de mais nada, estarmos dispostos a olhar com os olhos de quem está envolvido, enfrentando as dificuldades encontradas no meio educacional e as dificuldades enfrentadas pelos alunos, para podermos absorver essas vivências e aprender com elas.
O processo de observação e de análise durante os estágios, são caminhos que nos levam a conhecer melhor os alunos e as práticas educativas, é a partir daí que começamos a traçar nossas próprias considerações a respeito da educação, analisando as práticas, pensando sobre elas, conhecendo e ouvindo os alunos e aprendendo com essas vivências.
Como cita FREIRE, 1978“A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminada tal como a prática que ilumina