Estagio disciplina pedagógica
Hellen Maria
Profª Tutora Marcia Knabben
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0020) – Prática Educativa/Módulo IV
17/10/11
Resumo
O objetivo do presente trabalho tem por definir o que é deficiência auditiva, e discutir a constituição da língua de sinais como mediadora para compreensão da escolarização e aprendizagem da Primeira e Segunda língua (L1 e L2). Procuramos neste trabalho como objetivo principal discutir a alfabetização do individuo surdo, e, para isso, é preciso saber de que alfabetização estamos falando – da alfabetização da Língua Portuguesa Brasileira ou em Língua Brasileira de Sinais, visto que esses dois campos historicamente se confundem. Portanto, um dos pressupostos teórico-metodológico a ser utilizado ao longo deste trabalho será o do Bilingüismo, cuja perspectiva compreende que o indivíduo surdo deva adquirir sua língua materna, língua de sinais, e a língua oficial do seu país.
Palavras-chave: Deficiência Auditiva. Bilingüismo. Individuo Surdo. 1. INTRODUÇÃO
Os conteúdos abordados na cadeira de Deficiência Auditiva e Problemas de Linguagem permitiram-nos fazer uma breve reflexão sobre o "Mundo do Silêncio", em que uma minoria da população mergulha e em toda a problemática que a envolve quando se tem que ajustar ao "Mundo dos Sons". Mundo em que vive uma maioria que, por um desconhecimento total e uma insensibilidade inconsciente pouco se esforça para aprender a comunicar com eles.
Esta cadeira tornou-se rica e útil pelo alerta que despertou, pela troca de experiências, e porque nos irá fazer no futuro interagir com a surdez de uma forma mais responsável e informada .
Qualquer acto de comunicar pressupõe a presença mediata e imediata no espaço e no tempo, de um agente emissor, que produz o sinal e de um agente receptor ao qual é destinado.
O homem não pode viver isolado ninguém comunica consigo mesmo, comunica com alguém, e quando