Estagio-5 semestre
Curso de graduação em letras
O USO DA REDE SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
Teofilo otoni
2014
O USO DA REDE SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
Teofilo otoni
2014
INTRODUÇÃO: As novas tecnologias têm provocado mudanças profundas no nosso modo de vida e na forma como percepcionamos o mundo. Elas têm vindo a colaborar para a modificação das relações humanas e a contribuir para uma mudança de paradigma comunicativo. Assim, expressões como “sociedade do conhecimento” ou “sociedade da informação” têm sido cada vez mais referenciadas nos mais diversos espaços e fóruns, sinal da sua vitalidade e pertinência.
Vivenciamos o advento e a enorme popularização das redes sociais virtuais. Elas, através da transmissão de dados pela internet, nos conectam não só a amigos e familiares, mas também a personagens fictícios, empresas, ídolos, jornalistas, líderes políticos, dentre um elenco de possibilidades.
O uso cada vez mais constante do computador traz uma nova dimensão à aquisição de conhecimento e à interação entre as gerações que chegam às salas de aula, a escrita extremamente abreviada, oralizada e cheia de recursos visuais e sonoros não é um mero estilo criado pelo internauta que, na ânsia para comunicar-se, se utiliza destes recursos para acelerar a digitação e troca de mensagens, isto para atender às necessidades imediatas de um diálogo cotidiano tão presente na geração 2.0. Com relação a essas formas de linguagem utilizada, surgem novos gêneros textuais, como os chats e as redes sociais e, em conformidade com os pressupostos bakhtinianos, onde esta transmutação de um gênero anterior que é baseado na oralidade (ARAÚJO, 2005).
Se as novas tecnologias trazem