Ciências Contábeis
Sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos ou serviços. Uma vez calculado os custos de cada centro de custo, é necessário transferir tais custos aos produtos ou serviços. Então, basicamente, o esquema de trabalho na apuração dos custos será: 1. Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.
2. Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos.
3. Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos. Esta transferência será debitada á conta específica de estoques de produtos em elaboração e creditada na conta de transferência de custos (no subgrupo das contas de centro de custos). Posteriormente, os produtos que forem concluídos serão transferidos para o estoque de produtos acabados.
Custeio variável
No método de custeamento variável, todos os custos variáveis são alocados aos bens ou serviços, sejam eles diretos ou indiretos. Aqui, apenas os custos variáveis são considerados no valor do bem sem a utilização de métodos de rateio, sendo mensuráveis objetivamente, pois não sofrerão processos arbitrários ou subjetivos. Logo, há um custo unitário parcial, pois os custos fixos são considerados despesas do exercício. O método de custeio variável constitui um conceito de custeio de inventário que corresponde diretamente aos dispêndios necessários para manufaturar os produtos, possibilitando mais clareza no planejamento do lucro e na tomada de decisão. Além disso, o lucro líquido não é afetado por mudanças de aumento ou diminuição de inventários. Sendo integrado com o custo padrão, esse método permite o correto controle de custos, porque, após definidos os custos fixos, os preços de venda e o custo variável, os dados para analisar a relação custo, volume e lucro são fáceis de encontrar. A obtenção de indicadores de