Estados físicos da materia
Existem muitas discussões sobre quantos são os estados da matéria. As versões mais populares na atualidade são de que a matéria tem somente três estados: sólido, líquido e gasoso. No entanto, descobriu-se através de outras pesquisas que existem outros estados, chamados de intermediários, além de outros poucos conhecidos. Por exemplo: os vapores, que nada mais são que uma passagem do estado líquido para o gasoso na mesma fase em que o gás, porém quando está em estado gasoso, não há mais possibilidade de voltar diretamente ao estado líquido; já quando em forma de vapor, pode ir ao estado líquido, desde que existam as trocas de energia necessárias para tal fato. Por isto que se diz comumente "vapor d´água".
Se colocarmos os estados físicos da matéria em ordem crescente, conforme a quantidade de energia que cada um possui, teremos:
Condensado de Bose-Einstein → Sólido → Líquido → Gasoso → Plasma
O Plasma é o estado em que a maioria da matéria se encontra no universo. Neste estado há uma certa "pastosidade" da substância, que permite uma maior e melhor resposta quando recebe informações decodificadas pelos feixes de luz emitidos pelos componentes da TV.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
No estado sólido considera-se que a matéria do corpo mantém a forma macroscópica e as posições relativas das suas partículas. É significativamente estudada nas áreas da estática, a parte da física que estuda sistemas sob a ação de forças que se equilibram, e da dinâmica, ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo e as causas desse movimento.
No estado líquido, o corpo mantém a sua quantidade de matéria e aproximadamente o seu volume. A forma e posição relativa das suas partículas é variável. É muito estudado nas áreas da hidrostática, parte da física que estuda as forças exercidas por e sobre fluidos em repouso, e da hidrodinâmica, ou dinâmica de fluidos é uma sub-disciplina de mecânica dos fluidos que lida com a ciência de fluxo de