Estados da Matéria
http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo3/
João Monlevade -MG
Fevereiro/ 2010
Sumário
Introdução 03
Sólido, Líquido, Gasoso e alguns estados intermediários 04
Plasma e seus intermediários 06
Condensado de Bose-Einstein 07
Condensado Fermiônico 07
Superfluido de Polaritons 07
Colóides 08
Fluido Supercrítico 09
Conclusão 10
Referência Bibliográfica 11
Introdução
Toda matéria é constituída de pequenas partículas e, dependendo do maior ou menor grau de agregação e agitação entre elas, pode ser encontrada em diferentes estados físicos.
As pedras, o gelo e a madeira são exemplos de matéria no estado sólido. A água, o leite, a gasolina e o mel estão no estado líquido. Já o gás hidrogênio, o gás oxigênio e o gás carbônico estão no estado gasoso.
Cada estado apresenta características próprias - como o volume, a densidade e a forma - que podem ser alteradas pela variação de temperatura (aquecimento ou resfriamento).
Quando uma substância muda de estado, sofre alterações nas suas características macroscópicas (volume, forma, etc.) e microscópicas (arranjo das partículas), não havendo, contudo, alteração em sua composição, sendo estas influências pelo calor.
Anteriormente era falado somente em três estados: o sólido, o líquido e o gasoso, e seus intermediários: sublimação, fusão, solidificação, vaporização e liquefação; hoje já se é comprovado a existência de mais estados, como por exemplo: o plasma, o Bose-Einstein, o condensado fermiônico, superfluido de polaritons, colóides,