Estados Da Matéria
Os 8 Estados da matéria
No estado sólido considera-se que a matéria do corpo mantém a forma e as posições relativas das suas partículas. Deformam-se, mas até o ponto de ruptura, são rígidos. É particularmente estudado nas áreas da estática e da dinâmica.
No estado líquido, o corpo mantém a sua quantidade de matéria e aproximadamente o seu volume. A forma e posição relativa das suas partículas são variáveis. São deformáveis, “flexíveis” e se adaptam ao volume do local onde colocado, mas assim que comprimidas suas particular não agem como as do estado gasoso, podendo haver “transboradação” no recipiente/local. É particularmente estudado nas áreas da hidrostática e da hidrodinâmica.
No estado gasoso, o corpo mantém apenas a quantidade de matéria, podendo variar amplamente a forma e o volume. Se adaptam totalmente ao local imposto, podem sofrer compressão, unindo as particular e novamente se adequando ao local de uso. É particularmente estudado nas áreas da aerostática e da aerodinâmica.
O plasma Em física, o plasma é denominado o 4 estado da matéria. Difere-se dos sólidos, líquidos e gasosos por ser um gás ionizado. Como o gás, o plasma não possui forma ou volume definidos, a não ser quando contido em um recipiente; diferentemente do gás, porém, sob a influência de um campo magnético ele pode formar estruturas como filamentos, raios e camadas duplas. Alguns plasmas comuns são as estrelas e placas de neônio.
O condensado de bose-einstein possui características, de ambos, estado sólido e estado líquido, como supercondutividade e superfluidez, porém, é encontrado em temperaturas extremamente baixas (próximas ao zero absoluto), o que faz com que suas moléculas entrem em colapso.
O condensado fermiônico é uma coleção de milhares de partículas ultrafrias ocupando um único estado quântico, ou seja, todos os átomos se comportam como um único e gigantesco átomo.
O Superfluido de Polaritons é um superfluido que é capaz de levar energia de