Funções Inorganicas
Teoria de Arrhenius – e um conjunto de substancias com propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades químicas funcionais.
Solução eletrônica – e aquela que permite a passagem da corrente elétrica.
Solução não eletrônica – e aquela que não permite a passagem da corrente elétrica. Grau de Ionização (α) – e o numero de moléculas dissociadas sobre o numero de moléculas dissolvidas α = numero de moléculas dissociadas numero de moléculas dissolvidas = 100%
Ácidos de Arrhenius – são compostos que em solução aquosa de ionizam , produzindo como íon positivo apenas cátion hidrogênio ( H+). OH- será então o radical funcional dos ácidos.
H Cl ------------> H + + Cl –
Atualmente a definição de Arrehenius deveria ser melhorada, por que cada H+ se une a uma molécula de água para formar o H3O, chamado hidronio ou hidroxônio.
Formulas Químicas
Para se conseguir uma formula devemos unir um elemento cátion com um elemento ou radical ânion e em seguida devemos verificar a carga do cátion quando combinado com a carga do radical ânion se e diferente de zero, se for, devemos inverter as cargas, ou seja a carga do cátion passa a ser a do ânion e a carga do ânion passa a ser o coeficiente do cátion.
Classificação dos Ácidos
Os ácidos podem ser classificados segundo vários critérios, vejamos:
Presença de oxigênio:
Hidrácidos – ácidos que não possuem oxigênio.
Exemplos: HI (ácido iodídrico), HCl (ácido clorídrico), HCN (ácido cianídrico).
Oxiácidos – ácidos que possuem oxigênio.
Ex: HNO3 (ácido nítrico), H2SO4 (ácido sulfúrico), H3PO4 (ácido fosfórico).
Número de hidrogênios ionizáveis:
Essa classificação diz respeito à ionização de hidrogênios (H) presentes em ácidos. O número de H ionizável será a mesma quantidade de átomos de H na molécula.
Monoácidos: possuem um único átomo de hidrogênio por molécula, portanto, apenas 1 "H" ionizável.
Exemplos: HCl (ácido