Estado
Para o desenvolvimento do trabalho, que versa sobre a Evolução do Estado Moderno, do Estado Liberal ao Estado Democrático de Direito, temos que remeter nossos pensamentos, em primeiro lugar, ao significado de Estado, para, em seguida, buscarmos sua definição moderna.
A definição de Estado, devido as suas variadas acepções, na verdade é tarefa muito árdua. Portanto, devemos tomar um conceito geral, baseado no entendimento de Estado para Ciência Política, onde o mesmo significa Poder Político.
De posse desses conhecimentos, podemos partir para a definição moderna de Estado, que começa a ser formulada antes da constituição de seus paradigmas constitucionais, nos levando a procurar o porque de seu surgimento. Tal questão se refere às sociedades que constituíam o sistema de feudos, organização essa que veremos no decorrer do trabalho, cede lugar a uma forma de Estado que representa o paradigma pré-constitucional: o absolutismo.
É no absolutismo que vamos encontrar a definição moderna de Estado, onde o mesmo é constituído por um território, um povo e um poder soberano. A partir desta conclusão, podemos enfim, destrinchar o tema central da nossa monografia.
Primeiramente, é importante lembrar, que para entendermos as fases que compreendem a evolução do estado moderno, baseando-se, principalmente, na formação dos paradigmas constitucionais, deveremos primeiro analisar os pontos de surgimento, desenvolvimento, e decadência de cada paradigma constitucional em questão, para depois concluirmos nos referindo ao todo.
Sabendo que a mudança da concepção estatal depende dos acontecimentos anteriores e posteriores ao surgimento de cada novo paradigma, fazemos saber que surge, após a decadência do absolutismo, o primeiro paradigma constitucional de Estado: o Estado Liberal.
Analogamente, é de se prever que a posterior decadência e o surgimento de novos paradigmas dependerão do que ocorreu primeiro, no Estado Liberal, depois no Estado Social e por fim,