estado
O termo Estado deriva do latim status “estar firme”, significando a permanência de uma situação de convivência humana ligada à sociedade política .
ORIGEM DO ESTADO
Max Weber elaborou uma conceituação, amplamente conhecida e debatida entre os estudiosos do assunto. Estado é a instituição política que, dirigida por um governo soberano, reivindica o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território, subordinando os membros da sociedade que nele vivem.
FUNÇÃO DO ESTADO
Não existe consenso sobre essa questão, embora muitas respostas já tenham sido dadas, embora possam destacar duas, que representam pensamentos opostos: uma é fornecida pela corrente liberal, e a outra, pela corrente marxista.
CORRENTE LIBERAL: A corrente liberal centra sua análise em qual deve ser a função do Estado. Assim, de acordo com o liberalismo, o Estado deve agir como mediador dos conflitos entre os diversos grupos sociais, enfrentamentos inevitáveis aos indivíduos. Sua função é, portanto, a de alcançar a harmonia entre os grupos rivais, preservando os interesses do bem comum. Entre os pensadores liberais destacam-se os iluministas John Locke e Jean-Jacques Rousseau.
CORRENTE MARXISTA: A corrente marxista centra sua análise em qual tem sido a função do Estado. É uma instituição que interfere nessa luta de modo parcial, quase sempre tomando partido das classes sociais dominantes, ou seja, sua função é garantir o domínio de classe. Os fundadores são Karl Marx e Friedrich Engels.
SOCIEDADE CIVIL E ESTADO
Na linguagem política contemporânea, tornou-se comum estabelecer a contraposição sociedade civil e Estado. Nessa contraposição, o Estado costuma ser entendido como a instituição que exerce o poder coercitivo por intermédio de suas diversas funções, tanto na administração pública como no judiciário e no legislativo. Por sua vez, a sociedade civil costuma ser definida como o largo campo das relações sociais que se desenvolvem fora do poder institucional do