Trabalho OI
Desde 1980:
Guerra das Malvinas - 82
Contexto de guerra com a queda do muro de berlim em 89
Guerra Ira/Iraque
Guerra do Libano em 82
Guerra do Golfo em 90
Holocausto em Ruanda em 94 (Esse eu tenho certeza que teve intervenção tardia da ONU, mas não sei sobre sanções)
Conflito no Timor Leste (É antes de 80, mas se não me engano a ONU só começou a agir depois)
Apartheid será que a ONU se meteu nessa história?
Guerra da Bósnia
RESPOSTAS ENCONTRADAS:
Nesta quarta-feira (24/07/13), o Conselho de Segurança da ONU prorrogou por 16 meses o mandato do painel de especialistas das Nações Unidas para o monitoramento das sanções contra a Somália e Eritreia, ao mesmo tempo em que retirou o embargo e algumas restrições para a entrada de equipamentos destinados às missões da ONU e da União Europeia na região.
Em uma resolução adotada pela manhã, o Conselho pediu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para manter o grupo de monitoramento, composto por oito membros, até 25 de novembro de 2014.
O painel, que monitora o cumprimento do embargo sobre a venda de armas e equipamento militar para a Somália e Eritreia, também investiga as operações portuárias na capital Mogadíscio, que possam gerar receita para o grupo militante islâmico Al-Shabaab, que controla uma parte do território somali.
O texto decide que até 6 de março de 2014, o embargo não se aplica às armas, equipamento militar, ou treinamento que tenham por objetivo auxiliar as forças de segurança do país. Também não se aplica a suprimentos militares e de ajuda à Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (UNSOM) , Missão da União Africana na Somália e seus parceiros estratégicos, ou aos Estados-Membros e organizações que trabalham para combater a pirataria na costa somali.
O Conselho de Segurança, em 1992, impôs um embargo sobre a venda de armas e equipamento militar no país, que foi revogado parcialmente para aumentar a capacidade do governo de proteger as áreas recuperadas do