Estado
Data: 13/04/2012
Professor : André de Jesus
Resenha
O Filme "Hotel Ruanda" relata a história de um cidadão denominado Paul Rusesabagina de uma etnia chamado de hutus, um gerente de hotel de luxo na cidade de Kigali capital de Ruanda.
O filme abrange principalmente o genocídio de uma tribo chamada de tutsis pelos hutus o filme também mostra como Paul salvou mais de mil pessoas durante esta guerra civil que ceifou a vida de cerca de 1 milhão de pessoas no ano de 1994, mostra o quanto o mundo ( ONU) não interviu e agiu erroneamente permitindo que houvesse tantas matanças só por não haver interesses econômicos tendo em vista que o país era de rentabilidade precária por só produzir chá e café.
Os belgas começaram o problema quando dividiram os habitantes do país em duas etnias os mais altos e bonitos (tutsis) e os mais pobres e feios (hutus), cuja diferenciação era feita pelo nariz mais fino , pela sua altura e elegância , causando uma rivalidade e ódio mortal entre as duas classes,
Paul é um hutu casado com uma tutsi. O país se tornou um campo de guerra, e o caos tomou conta , com o apoio do governo os civis tiveram acesso a armas de fogo e matavam pessoas “baratas – tutsi” sem medidas. Daí é que Paul resolve transformar o luxuoso hotel pertencente a proprietários belgas que saíram do país deixando sobre sua responsabilidade, num refugio não apenas para sua própria mulher e família, mas também para inúmeros tutsis que estavam sendo caçados nas ruas para serem executados.
A trágica história em Ruanda é algo triste, mas não pode de forma alguma ser esquecida. O ódio entre as etnias, a pobreza, o sofrimento, a violência, tudo passado de forma real que precisam ser entendidos para que não se repitam. Ele abrangi o quanto a ineficácia e abandono das autoridades foram cruciais para uma guerra fria entre povos, os valores econômicos influenciaram muito mas que o valor da vida do outrem.
O dia 7 de abril foi denominado pelas Nações Unidas como o "Dia