Estado novo
Oque é “Questão social”?
a questão social, inicialmente, pode ser descrita como as condições de vida dos operários explorados pelo sistema capitalista e que viviam em condições insalubres de moradia, além de trabalharem por longa jornada de trabalho e em péssimas condições. Dessa maneira, a questão social é a materialização da contradição capital versus trabalho na vida das pessoas. O que isso significa? Isso quer dizer que para que algumas pessoas detenham mais riqueza, torna-se necessária a exploração de uma grande maioria e, assim, estas pessoas que são exploradas, tem em seu cotidiano, direitos violados e diferentes manifestações da questão social podem ser observadas.
Direitos sociais
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Os direitos sociais estão previstos na Constituição, por isso são representações públicas e de gestão pública. A responsabilidade da confecção desses direitos, assim como suas implementações, é dos representantes que elegemos para os cargos públicos, que devem gestar seus mandatos em nome do Estado e dos cidadãos.
A Fome
A fome de que trataremos aqui é a de alimento, essencial para o crescimento e desenvolvimento físico, emocional e cognitivo de uma criança e também essencial para a sobrevivência de todos os seres humanos. Para alguns antropólogos, o ato de se alimentar é essencialmente cultural, pois é nele que se determina a identidade de um povo, seus hábitos, hierarquias, relações sociais e até discriminações. No caso da fome, podemos destacar a não distribuição de renda e a não participação ativa de parte da população que passa “despercebida” na dimensão cotidiana das estruturas