estado novo
-Pelas regras constitucionais, o mandato de Getúlio Vargas terminaria em 1938.
-Aproximando-se a data das eleições presidenciais, Vargas prepara um golpe de Estado parra para permanecer na presidência da republica.
-em fins de setembro de 1937, o serviço secreto do exercito noticiou a descoberta de um Cohen, para acabar com o regime democrático no Brasil.
-No dia 10 de novembro de 1937, Vargas ordenou o cerco militar ao congresso Nacional, impôs o fechamento do legislativo e outorgou uma nova constituição para o país, substituindo a constituição de 1934. Indicava-se ,desse modo, o governo ditatorial, que ficou conhecido como Estado Novo.
-Durante esse período, foi instaurado no país o estado de emergência, que autorizava o governo a invadir casas, prender pessoas, julga-las sumariamente e condena-las.
-Vargas detinha em suas mãos os mais amplos poderes; seus atos não podiam sequer ser submetidos à justiça.
-Em comemorações publicas realizada em todas as capitais, as bandeiras estaduais foram queimadas para simbolizar a morte do federalismo.
- Os partidos políticos foram extintos e as eleições democráticas, suspensas. As greves e manifestações contrárias ao governo estavam proibidas pela policia.
-Vargas buscou recursos de propaganda parra conquistar a simpatia popular.
-Com esse objetivo, o governo brasileiro criou ,em 1939,o departamento de imprensa e propaganda (dip), encarregado de coordenar a propaganda oficial e censurar os meios de comunicação social.
-O dip também foi responsável pela produção de molhares de cartasses que apresentava o Vargas como salvador da pátria.
-Outro órgão importante na exaltação da imagem do governo Vargas foi o ministério da educação. Varias medidas foram tomadas para difundir a ideologia governista dentro da escola.
-Vargas esforçou-se para obter a colaboração de intelectuais como o poeta Cassiano Ricardo, sociólogo oliveira Viana e a jurista ponte de