Estado Governo Mercado
Curso: Gestão em Administração Pública.
Tutor a distância: Carolina Montes Durôes de Souza.
Disciplina: Estado, Governo, Mercado.
Avaliação a Distância 1
Questão 1 – Explique, a partir dos autores apresentados ao longo da unidade, como podemos caracterizar o Estado – e suas atribuições.
Resposta: O Estado caracteriza-se pelo monopólio do exercício legítimo da força de uma sociedade, segundo Max Weber, tendo seu reconhecimento pelo população estabelecendo regras, administrar a justiça, cobrando impostos, julgando e punindo aqueles que não seguem as regras.
Já na visão de Noberto Bobbio destaca-se duas características, a Universalidade que é o Estado toma todas as decisões em nome de toda a coletividade e a Inclusividade que o Estado defini as áreas a serem ou não intervidas conforme o interesse da coletividade. As suas principais atribuições segue de acordo com Montesquieu, a Legislativa onde se produz as leis, a Executiva, dando a certeza que as leis serão cumpridas e a certeza que as leis serão cumpridas e a Judiciária, julgar os atos particulares as leis criadas.
Questão 2 – Como podemos explicar as relações entre Estado e Mercado, tomando por base principal as sociedades Capitalistas.
Resposta: Tomando por base principal da sociedade capitalista, o mecanismo de mercado mostra-se insuficiente para estimular o investimento privado, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, a sociedade busca cada vez mais a intervenção do Estado como forma de corrigir as falhas do mercado, sanando as suas insuficiências e recriar as bases para a retomada dos investimentos, a expansão da economia e o aumento do bem-estar.
Com a intervenção do Estado na regulação da vida social e econômica se mostra mais capaz de promover o crescimento econômico e o bem-estar dos indivíduos, passando a ser percebido como um empecilho ao investimento privado, que é condição necessária para a expansão econômica nas sociedades capitalistas.
Deste modo, as