estado governamental
7-Quais são os grupos que realmente conformam a agenda de decisão (agendum = algo sobre o qual se deve atuar) mediante sua capacidade de transformar
(ou travestir) seus problemas privados em assuntos públicos, em questões de interesse do Estado, sobre os quais ele deve atuar?
E, mais do que isto, como fazem para impedir que outros assuntos de outros grupos sociais não sejam incorporados à agenda fazendo com que ela fique restrita a assuntos sobre os quais têm controle?
Que procedimentos usam e de que mecanismos do próprio aparelho de Estado – legítimo e a eles acessíveis por direito – se utilizam para fazer com que os assuntos que logram colocar na agenda sejam decididos e implementados de acordo com seus interesses ?
2-O contexto histórico brasileiro em suas as atividades governamentais e a elecorrespondentes se desenvolveram no interior de um aparelho de “Estado Herdado”, onde o planejamento teve frequentemente um caráter demagógico e manipulador (no período militar) ou foi praticamente“desativado” (no período do neoliberalismo) por não estar preparado para atender às demandas que nossa sociedade cada vez mais complexa hoje lhe coloca.
1-Segundo Dagnino, a experiência brasileira de planejamento se aprofunda durante o período militar. Sucessivos planos são formulados e implementados apartir de 1964 seguindo o estilo autoritário, centralizador e economicamente concentrador que caracterizou os governos militares. Seu projeto de Brasil-grande-potência demandava uma mobilização que, aindaque em menor grau do que havia ocorrido no âmbito dos países avançados, demandava um significativo esforço de planejamento.
No início dos anos setenta, a implantação de um Sistema de PlanejamentoFederal