Estado de bem estar social, neoliberal, oligárquico, desenvolvimentista e neoliberal
1) Apresente as principais características do Estado de bem-estar social.
2) Apresente as principais características do Estado neoliberal.
3) Apresente as principais características do Estado oligárquico, desenvolvimentista e neoliberal no Brasil.
O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL
Forma de Estado que sucede o Estado liberal, e usaria a força estatal por meio da implementação de políticas públicas, visando intervir nas leis de mercado e assegurar para os seus cidadãos um patamar mínimo de igualdade social e um padrão mínimo de bem-estar. Considerando que a igualdade passasse a ser valorizada e a interferência do Estado nas relações sociais passasse a ser vista como necessária e positiva. Nesta forma de organização, o Estado é o agente regulamentador de toda vida social, política e econômica do país.
O ESTADO NEOLIBERAL
De 1970 para a década de 1980 ressurgiram com força, as idéias liberais para reativar as economias e colocar novamente o mundo na rota do crescimento, foram idéias chamadas de neoliberalismo. Seria uma busca para a adaptação ao mundo globalizado. Deveria se basear no tripé: desregulamentação, privatizações e abertura dos mercados.
Desregulamentar o mercado porque o número excessivo de regras e controles estatais inibia os investimentos privados comprometendo o crescimento econômico, focando em especial as restrições trabalhistas.
A favor das privatizações alegava-se que as empresas de propriedade do Estado seriam ineficientes e deficitárias, resultando déficits a serem cobertos pelo contribuinte, assim, objetivando torná-las eficientes e lucrativas, liberando os recursos públicos para serem aplicados em outras áreas como educação, saúde e assistência social.
Propugnava-se a abertura dos mercados nacionais para a concorrência internacional, única forma de produzir uma modernização de todos os setores da atividade econômica, conferindo-lhes eficiência e competitividade.
ESTADO OLIGÁRQUICO, DESENVOLVIMENTISTA E