Estado, Governo e Mercado
41. Qual a grande contribuição de Schumpeter para a teoria democrática, dentro de uma economia de mercado?
A contribuição deste célebre autor, muito lembrado também no tocante ao tema empreendedorismo, foi apresentar um novo conceito conhecido como “destruição criadora” para explicar a dinâmica econômica do sistema, em que o capitalismo é um processo contínuo de mudanças, sendo estas indispensáveis para a existência e sucesso do mundo capitalista. Outra grande contribuição de Joseph Shumpeter foi explicar a coexistência entre democracia e economia de mercado nas modernas sociedades capitalistas, tida como impossível pela teoria liberal clássica, mas que foi superada por pensamentos liberais mais modernos.
42. Explique o termo “poliarquia”, utilizado por Robert Dahl, para explicar como ocorre a democracia na realidade.
Robert Dahl utilizou o termo “poliarquia” para substituir o termo “democracia” explicando que este termo é o sistema ideal enquanto que a poliarquia é uma aproximação no mundo real do regime democrático. Esta afirmação advinha do fato de o economista ter observado que o que havia não era o poder concentrado nas mãos de uma única pessoa (o que caracterizaria uma monarquia) tampouco tal poder era distribuído igualmente entre o povo (como preceitua a ideia clássica de democracia), e sim o poder sendo distribuído nas mãos de várias pessoa (geralmente escolhidos através de votação em que todos têm direito a votar).
43. Cite os quatro padrões de relação entre o Estado e mercado dominantes no mundo, durante o século XX.
Os quatro padrões de relações entre o Estado e mercado foram:
Estado liberal até a Primeira Guerra Mundial;
Estado de bem-estar social;
Estado socialista;
Estado neoliberal (que emergiu do declínio de ambos).
44. Qual a crítica apresentada pelos intelectuais liberais (como Jeremy Bentham, Thomas Maltus) à Lei dos Pobres, da Inglaterra, desde o século XVI?
A maioria dos intelectuais liberais