Estacas Met licas
Alex Lucena de Aquino
Cristina da Silva Bispo
Tássia Regina Alves Domingos
Victor Longaman da Silva
Estacas Metálicas
Recife
2015
Sumário
1. Intrudução.
2. Estacas Metálicas
3. Vantagens
4. Desvantagens
5. Flambagem e capacidade de carga
6. Escolha do método de cravação
7. Conclusão
1. Introdução
As Estacas Metálicas são utilizadas obra de fundações profundas consiste no fornecimento e cravação, devidamente dimensionados para as seções das estacas e profundidade a serem atingidas no projeto de fundações.
São constituídas por perfis laminados ou soldados, simples ou múltiplos, devem resistir à corrosão pela própria natureza do aço ou por tratamento adequado. Caso seja necessário, podem ser emendadas, mas a emenda deve resistir a todas as solicitações que possam ocorrer durante o manuseio, a cravação e o trabalho da estaca.
O equipamento de cravação será dimensionado de forma que consiga levar a estaca a encontrar uma resistência de ponta a sua penetração, oferecida pelo solo, indicando a presença de camada resistente para o seu apoio, mas sem acarretar danos ao perfil. O equipamento é o Bate Estaca, sendo constituído por torre, base e martelo.
Sua principal vantagem está no fato de se prestar a cravação em quase todos os tipos de solo, permitindo uma fácil cravação, com baixa vibração e uma grande capacidade de carga, muito utilizada para contenções com perfil pranchado, sendo esta, uma solução muito econômica e ideal para execução de subsolos.
2. Estacas Metálicas
A solução de fundações em estacas metálicas não é nova, sendo que até há pouco tempo, por problemas econômicos, se restringia à utilização de trilhos provenientes da substituição de linhas de trem ou tubulações velhas vendidas no mercado como sucata, que apresentam as seguintes desvantagens:
Baixa carga estrutural que esses elementos possuem por serem materiais reutilizados;
No caso de trilhos usados, é frequente a necessidade de composição de