Estaca Raiz
Diego Fonseca
Kamila Costa
Introdução:
Em 1952 na Itália o Dr. Fernando Lizzi desenvolveu uma nova tecnologia, executando estacas de pequenos diâmetros, originalmente chamadas de “pali radice”
(estacas raiz).
As estacas raiz foram concebidas para serem moldadas in loco, onde a diversidade de equipamentos de perfuração, aliados ao seu processo executivo permite que elas possam ser executadas em quaisquer condições de subsolo, desde solos moles orgânicos a rochas sãs.
Inicialmente destinou-se ao reforço de fundação de edifícios históricos e monumentos por oferecer suporte para estruturas e edificações com o mínimo de deformações ou recalques. Podem ser executadas sem afetar a estrutura cuja fundação estava sendo reforçada, mesmo em espaços restritos e condições diversas de subsolo. Atualmente o seu emprego foi ampliado e é universal, sua aceitação é unânime em numerosas finalidades, desde contenção de encostas até fundações de edifícios pesados.
Estacas-raiz em sapatas
Reforço de sapata para tornar bloco
Reforços por estacas-raiz
Equipamentos e materiais
Perfuratriz
Tubo metálico
Bomba
Tubo de injeção
Bomba Injetora
Misturador
Tanque de água
Procedimentos
Executivos
Perfuração auxiliada por circulação de água;
Montagem e instalação da armadura;
Preenchimento com injeção de argamassa
Retirada do revestimento e aplicação de ar comprimido ou golpes de injeção de argamassa sob pressão
Perfuração
A perfuração em solo é feita por rotação de tubos com o auxilio de circulação de água, que é injetada pelo interior e retorna à superfície pela face externa. Estes tubos vão sendo emendados a medida que a perfuração avança, sendo posteriormente recuperados após a colocação da armadura e preenchimento do furo com argamassa.
Maquina Perfuratriz Hidráulica
Perfuratriz e Tubo metálico
O revestimento deve ser instalado ao