Estabelecimento do ocidente com oriente
Atividade 3/3 As sucessivas expedições militares rumo ao Oriente acabaram por restabelecer as antigas rotas comerciais e colocar os europeus em contato com uma civilização, a do Império Bizantino (antigo Império Romano do Oriente), que não havia perdido sua unidade política, seu esplendor cultural, bem como o contato com o rico lado oriental. O homem rude e guerreiro do Ocidente entrou em contato com uma civilização culta, rica e exuberante. O que fez renascer o estabelecimento do Ocidente com o Oriente?
R: O restabelecimento do Ocidente com o Oriente fez renascer a necessidade por mercadorias antes desconhecidas, gerando o crescimento das trocas comerciais, da moeda e da vida urbana. Como consequência do ressurgimento das cidades, ou burgos, como eram chamadas, estabeleceu-se um novo elemento social: o burguês, aquele que vive na cidade, o indivíduo que enriquece às custas do seu próprio trabalho, da sua iniciativa particular, da sua criatividade individual.
Atividade 4
Do ponto de vista ideológico cultural, a Modernidade operou uma dupla transformação: primeiro, de laicização, e segundo a racionalização. Com suas palavras explique o que foram essas transformações.
R: Laicização emancipa a mentalidade das classes altas da sociedade passando da visão religiosa do mundo e da vida humana e ligando o homem à história e ao direito do seu processo (a liberdade, o progresso) . Racionalização, produz a revolução profunda nos saberes que se legitimaram e se organizaram por meio de um livre uso da razão, a qual segue apenas seus vínculos internos (sejam eles lógicos ou científicos, isto é, analíticos ou experimentais), opondo-se a toda forma de preconceito. Esses dois períodos passou por processos de transformação no sentido laico e racional que interessava à ideologia e à cultura, isto é, a visão do mundo e a organização dos saberes. Isso implicou e produziu também uma revolução na educação e na pedagogia. A formação do homem seguiu novos itinerários