Estabelecimento de metas para abrir um negócio próprio
• Quais são os principais passos para abrir meu negocio?
Primeiro passo é conhecer toda a burocracia por qual nossa empresa vai passar, depois fazer um levantamento de todos os fatores que iram influenciar na sua atuação como os gastos finnaceiros. Em sequencia colocar no papel tudo o que será necessário para a operação - local, instalações, maquinário, número de funcionários, material que será trabalhado, etc.
Outros passos são, ver se nossa empresa se encaixa na lei de zoneamento, ou seja, em qual região ela vai atuar, levar em conta o tipo de operação e os materiais utilizados, pois isso é decisivo, uma vez que o impacto ambiental pode ser um sério entrave para a atuação.
Depois de dá esses primeiros passos o próximo é ir ao cartório de registro civil para abrir firma (registrar a assinatura) esse procedimento é fundamental nas etapas subsequentes.
O passo seguinte é ir até a Junta comercial do estado ou no respectivo órgão de registro de empresas que incluirá nossa companhia no DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio). A partir desse registro, nossa empresa existe oficialmente, porem não podemos começar a operar.
Na junta comercial será dado o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), com o NIRE, vamos poder obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e a DECA (Declaração Cadastral), que são registros que servem para dizer ao poder público que sua empresa já está apta a pagar imposto.
Após temos o CNPJ, iremos a prefeitura fazer o cadastro e receber o Alvará de funcionamento, por sequencia iremos fazer o cadastro na Previdência Social, pois, para contratar funcionários é preciso arcar com as obrigações trabalhistas sobre eles. Por ultimo, para iniciar nossas atividades, será necessário solicitar a Impressão das Notas Fiscais e a Autenticação de Livros Fiscais, para isso basta apenas fazer o registro no aparato fiscal para poder entrar em operação.