Esta é uma resenha crítica sobre o filme indiano taare zameen
Esta é uma resenha crítica sobre o filme indiano Taare Zameen Par (Toda Criança é Especial).
Toda Criança é Especial, com título original Taare Zameen Par, foi lançado em 2007. Uma excelente produção indiana do diretor Aamir Khan. O filme retrata a vida escolar e familiar do menino Ishaan com idade entre 8 e 9 anos.
Ishaan é um menino não compreendido pela família, principalmente por seu pai, o motivo é por ele não ir bem na escola, assim muitas reclamações por parte dos professores aconteciam com freqüência. O pai de Ishaan o entendia como um preguiçoso, irresponsável que não tinha disciplina, tratando-o com dureza e insensibilidade. Devido às constantes reclamações vindas dos professores da escola de Ishaan, seu pai decide mandá-lo para um internato, pensando ser a melhor solução para corrigir sua “indisciplina”.
Mal sabia o pai o que estava causando ao seu filho. Ishaan que antes era uma criança feliz se transformara em uma criança triste e depressiva, longe de sua família, do seu irmão querido e de sua mãe amada. A tristeza foi tomando lugar sobre aquela criança que antes criava e pintava desenhos magníficos.
A “indisciplina” de Ishaan não foi solucionada na nova escola, as reclamações continuaram, os professores diziam que Ishaan não conseguia acompanhar a turma, que deveria ir para uma escola especial, pois tinha algum retardo mental. Incompreendido pelos professores também, Ishaan era deixado de lado, até o momento ninguém havia parado para refletir o que poderia ser sua dificuldade, por que as “letras dançavam” quando ia ler algo.
Com a entrada do professor substituto de arte no internato, vê-se uma nova possibilidade a frente de Ishaan. Dedicado e muito sensível, o professor preocupa-se com aquele aluno que não consegue produzir nada. Por quê? O que o faz ser assim? Pergunta-se o novo professor, e descobre ao ver seus cadernos da antiga escola, que Ishaan tinha grandes dificuldades na escrita e por tanto na leitura também. Essa