Est tica dos fluidos PDF 60
• Equação fundamental da hidrostática;
• Unidades e escalas para medidas de pressão;
• Vasos comunicantes e manômetros;
• Forças sobre superfícies submersas;
• Empuxo sobre corpos submersos.
O estudo de estática de fluidos é importante em diversas aplicações, como manometria, propriedades da atmosfera, forças em sistemas hidráulicos e forças em corpos submersos.
Um fluido é considerado estático quando as partículas não se deformam, isto é, estão em repouso ou em movimento de corpo rígido.
A pressão exercida em um ponto é igual em todas as direções. Pressão em um ponto:
A pressão em um ponto qualquer é definida como o limite da relação entre a força normal e a área, quando fazemos a área tender a zero no entorno do ponto.
F
P lim
A
→
F
P
A
A pressão em um ponto de um fluido em repouso é a mesma em qualquer direção, seu valor independe da direção sendo portanto uma grandeza escalar.
Lei de Stevin
O teorema de Stevin é também é conhecido como teorema fundamental da hidrostática, sua definição é de grande importância para a determinação da pressão atuante em qualquer ponto de uma coluna de líquido.
“ A variação da pressão entre dois pontos é igual ao produto de sua massa específica pela diferença de nível e pela aceleração da gravidade”
Exercício:
O tubo aberto em forma de U, contém dois fluidos não miscíveis, A e B, em equilíbrio. As alturas das colunas de A e B, medidas em relação à linha de separação dos dois líquidos, valem 50 cm e 80 cm, respectivamente.
a) Sabendo que a massa específica de A é 2,0x10-3 kg/m³, determine a massa específica do líquido B.
b) Considerando g = 10 m/s² e a pressão atmosférica igual a 100 kPa, determine a pressão absoluta no interior do tubo n a altura da linha de separação dos dois líquidos.
Exercício:
4) Os tanques estão totalmente preenchidos com um óleo leve, cuja densidade é 0,82.
Calcule a pressão sobre a base em cada um dos casos.
•Unidades e escalas para medidas de pressão: