EST SUP CC
PROFESSOR (A):
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TURMA: 3001
BELÉM
2014
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR
CAPÍTULO I
DO OBJETIVO
Art. 1º Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
INTRODUÇÃO
O objetivo de todo ser humano é estabelecer-se profissionalmente, porém a ética deve ser à base da construção da vida de qualquer profissional. Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade é dever de todo o Contabilista comprometido com a sociedade, com os Colegas e com a Classe. Neste contexto, a Ética é um valor de suma importância para qualquer pessoa, no entanto muitos não conseguem assimilar e agir segundo os princípios éticos.
A profissão contábil evoluiu com a sociedade e hoje está como a mais requerida, pois todas as empresas e instituições precisam de seus serviços. Por isso a ética profissional tem um papel muito importante, pois no seu conteúdo existem várias regulamentações e limitações para o exercício da profissão. Faz-se necessária para desenvolver a consciência social e profissional da pessoa. Para tanto, o profissional contábil precisa atualizar-se constantemente, a fim de acompanhar a evolução do mercado e as necessidades de seus clientes.
Cabe aos contabilistas uma preparação técnica e um excelente nível de comprometimento, capaz de identificá-los como profissionais diferenciados, e que não esteja aberto à participação com atos e ações reconhecidos pela sociedade como imorais ou ilícitos, o que somente deve ser alcançado com a demonstração de suas boas ações, dos seus valores e deveres éticos pessoais e sociais.
O recente surgimento da Lei de Responsabilidade Fiscal que responsabiliza os contadores juntamente com os administradores da