Est Gio V
CAMPUS DIVINÓPOLIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO V
DOENÇAS DO HOMEM – PROBLEMAS NA BEXIGA E RINS
ADRIELL MATHEUS DE MOURA
DIVINÓPOLIS, 30 DE MARÇO DE 2015
MONOLÍASE
Seus sintomas são irritação, sensibilidade e vermelhidão na glande e no prepúcio, ocorrendo em geral depois da relação sexual. Considerada às vezes uma infecção por fungos, é chamada popularmente de candidíase. Ás vezes, lavar assiduamente basta, mas também pode ser necessária uma ajuda profissional. Cremes fungicidas prescritos por médicos alopatas removem os sintomas da monilíase, mas não a tendência crônica. Sua ocorrência insistente pode levar a uma DST.
BALANITE É uma inflamação na glande de um pênis não circuncisado, resultado de uma infecção por fungos. Há dor, vermelhidão, coceira e inchaço. Os sintomas podem interferir nas funções do corpo. Fimose aguda pode causar balanite ou resultar dela.
PROBLEMAS COM O PREPÚCIO: FIMOSE E PARAFIMOSE Quando a abertura do prepúcio se estreita e impede a retração, é a fimose: ela é comum em bebês e meninos. Se o prepúcio estiver retraído para trás, sobre a glande, com uma abertura fimotica, então é a parafimose, que causa inchaço e dor. Geralmente a fimose causa dor mas se resolve sozinha. Quando a parafimose incomoda, a circuncisão é recomendada, mas um medicamento homeopata pode resolver.
ORQUITE E EPIDIDIMITE É a inflamação do testículo e do epidídimo. A causa pode ser drenagem deficiente devido a lesão, infecção na bexiga, cirurgia ou exames, ou pode ser sintoma de gonorreia ou UNS. Seus sintomas variam de inchaço e desconforto até uma sensação dolorida que se estende ao abdômen, podendo haver sensação de peso.
HIDROCELE, VARICOCELE E HEMATOCELE É o acumulo de agua entre o testículo e sua membrana protetora. É, em geral, indolor e inofensiva, ao menos que fique muito grande a ponto de causar desconforto. Pode ser resolvida com medicamentos, mas é melhor complementa-los com osteopatia cranial, que