Est gio Supervisionado 1
Ano 2015
Supervisora de Estágio – Viviane Corrêa
Introdução:
Preparar um plano de negócio é uma das coisas mais úteis que um empresário ou empreendedor pode fazer. Pode servir tanto como guia a ser seguido como também um instrumento utilizado para obtenção de financiamento.
Ele irá auxiliá-lo a eliminar planejamentos instintivos. O planejamento sistemático que faz parte do plano de negócio lhe permitirá restringir os erros ao papel. Ao invés de cometê-las no mercado, ele testará a sua decisão de abri ou ampliar o seu negócio, uma vez que a preparação de um plano de abrangente de negócios exige tempo e esforço.
O que é plano de negócio?
É um documento escrito preparado pelo empresário ou seus sócios que descreve as metas e os objetivos de um negócio, juntamente com os passos necessários para o alcance dos mesmos.
Sua principal função é “abrigar” o empresário ou empreendedor a organizar as suas idéias sobre o negócio. Ele elimina o “achismo”, a organização instintiva.
Deve ser lembrado que um plano de negócios não é o mesmo que proposta financeira ou uma “solicitação de empréstimo”. Está pode ser extraída do plano de negócios, uma vez que compreende principalmente a parte financeira de um plano de negócios. Entretanto nem todos os planos de negócios são destinados a servir de apoio a solicitação de empréstimos e alguns podem ser empregados apenas como planos operacionais.
Neste caso específico, o plano de negócios será defendido perante uma banca examinadora, composta por professores, como trabalho de conclusão de curso.
Dados do empreendedor (pessoa física ou jurídica)
Histórico profissional do empresário:
Motivo da escolha do Setor e Ramo de Atividade:
Histórico do Negócio até este momento (com relação a seus clientes):
Cenário onde o negócio está inserido:
Visão de Negócio:
Tornar-se uma loja conhecida por seu diferencial, o nosso “atendimento tripé”,