Est Gio Das Opera Es Concretas
Para Piaget, é nesse estágio que se forma verdadeiramente o pensamento, a criança passa a ver o mundo com mais realismo, vai deixando de confundir o real com imaginário. É nesse estágio que a criança adquire a capacidade de realizar operações. Operação pode ser definida como uma ação interiorizada compostas por várias ações. A criança realiza operações, mas necessita da realidade concreta para isso.
Enquanto no estágio pré-operacional a criança ainda não reconhece a diferença de volume (por exemplo: a água colocada em dois copos de formatos diferentes, um maior e outro menor, mas ambos com a mesma quantidade de água, a criança diria que o copo maior tem mais água), na fase das Operações Concretas a criança já reconhece a diferença de volume, bem como peso, espaço, tempo, classificação e operações numéricas (portanto, diria que os dois copos possuem a mesma quantidade de água).
A criança começa a desenvolver capacidade de se colocar no lugar do outro, de forma cognitiva e social. Nesse estágio passa a haver diálogo interno. O pensamento é cada vez mais estruturado devido ao desenvolvimento da linguagem.
Os valores morais são construídos a partir da interação da criança com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais.
O Desenvolvimento Moral
O sentimento de afetividade construído primeiramente entre mãe e filho vai se generalizando aos outros, como ao pai, ao irmão e aos companheiros, havendo assim uma modificação ou acomodação aos fatos e situações passadas carregadas de emoções.
Fases do Desenvolvimento Moral:
Anomia: (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Um bebê que chora até que seja alimentado