esse tempo lógico
2. O que a Filosofia explicita? Explique a relação do intérprete com o texto filosófico e no que consiste esta interpretação.
3. Explique como o pensamento filosófico está inscrito na estrutura da obra – se necessário, utilize os conceitos de tempo lógico e de método dogmático.
Reconhecer um tempo lógico é bem menos do que expressar uma teoria, No que lhe diz respeito ao dogma, à uma regra crítica, é preciso, ao menos, apontar alguns métodos
Esse tempo (lógico) sem dúvida, varia segundo o leitor, ele dura “alguns meses” ou “algumas semanas”. Mas a estrutura das meditações é dada objetivamente, o método que subtende tem pretensões a um valor universal, e o tempo que se desenvolve esse método é um tempo lógico, apreendido pelo leitor-filósofo, ainda que esse leitor se ele se chama Pedro possa gastar com isso menos tempo físico que se ele se chama Paulo
Que os movimentos filosóficos se cumpram num tempo próprio, isso significa, essencialmente que a filosofia é discurso, que a verdade não lhe é dada em bloco e de uma só vez, mas sucessivamente e progressivamente, isto é, um tempos e em níveis diferentes. Se assim, é não parece, então, que se possa exigir de um sistema, o acordo simutaneo, resultado de uma conspiração intemporal, de seus dogmas considerados unicamente em seu conteúdo material.
É o mesmo desconhecimento de tempo lógico que está na raiz destas duas exigências, a nosso ver, ilusórias: medir a coerência de um sistema pela concordância, efeuada num presente eterno, dos dogmas que o compõem, e realizar o esforço filosófico por uma instituição única e total, estabelecendo-se, também ela,. Na eternidade.