Esquizofrenia
Nome: Jeniffer Abreu
RA: C64367-0
Sala: PS1P28
Atividade: Analise de Documentário (Esquizofrenia - Entre o Corpo e a Alma)
Pessoa responsável: Janssen-Cilang com apoio da Abre (associação brasileira de familiares, amigos e portadores de esquizofrenia).
O documentário e essa análise têm por objetivo contribuir para uma melhor compreensão da esquizofrenia. O termo esquizofrenia significa "cisão das funções mentais" (do grego schizo = divisão, cisão; phrenos =mente).
Esta entre termos de psicose, não é encarada como doença, mas como transtorno mental. Atinge 1% da população mundial, se manifestando geralmente entre os 15 e 25 anos em homens e mulheres, a manifestação na infância e na meia idade é rara. Varias causas operam para o surgimento da doença como, por exemplo, quadro psicológico consciente e inconsciente, ambiente, histórico familiar e uso de substâncias psicoativas (dispara surtos e quadros psicóticos).
Apareceu no final do século 18 e começo do 19, quando começou a surgir os hospitais psiquiátricos onde eles eram tirados da sociedade e internados, lá ficava não só pessoas com doenças mentais, mas todo individuo que não se adaptava à sociedade. O esquizofrênico naquela época era visto como alguém que perdeu a razão e a única solução seria interna-lo para sempre, apesar de isso ter mudado o conceito social ainda continua forte. A representação popular em novelas e filmes de que o esquizofrênico perambula pelas ruas sem saber quem é e onde esta, contribuiu para que houvesse uma exclusão social do individuo, e é preciso acabar com essa estigmatização.
Nosso cérebro é formado por uma rede com 10 bilhões de neurônios que se ligam e passam informação de um para o outro por meio dos neurotransmissores como a dopamina e serotomina. A causa da esquizofrenia não é clara, mas pode ser uma desregulação de dopamina causando alucinações, delírios, desorganização mental, falta de: interesse, concentração, energia e motivação. O individuo