esquizofrenia
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a esquizofrenia não é um distúrbio de múltiplas personalidades. É uma doença crônica, complexa e que exige tratamento por toda a vida.
Causas
As causas exatas da esquizofrenia ainda são desconhecidas, mas os médicos acreditam que uma combinação de fatores genéticos e ambientais possa estar envolvida no desenvolvimento deste distúrbio.
SÉRIE ESQUIZOFRENIA
Esquizofrenia: entenda a doença que provoca delírios e alucinações - SAIBA MAIS
1 de 6
Problemas com certas substâncias químicas do cérebro, incluindo neurotransmissores como a dopamina e o glutamato, também parecem estar envolvidos nas causas da esquizofrenia. Estudos recentes de neuroimagem mostram diferenças na estrutura do cérebro e do sistema nervoso central das pessoas com esquizofrenia em comparação aos de pessoas saudáveis. Embora os pesquisadores não estejam totalmente certos sobre o que significam todos esses fatores, estes são indícios de que a esquizofrenia é, de fato, uma doença cerebral.
Fatores de risco
Apesar de as causas da esquizofrenia ainda serem desconhecidas, sabe-se de alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Conheça:
SAIBA MAIS
Esquizofrenia: o uso de drogas pode iniciar ou agravar a doença?
Tabagismo está associado a risco de esquizofrenia
História familiar de esquizofrenia
Ser exposto a toxinas, vírus e à má nutrição dentro do útero da mãe – especialmente nos dois primeiros trimestres da gestação
Doenças autoimunes
Ter um pai com idade mais avançada
Fazer uso de medicamentos psicotrópicos durante a adolescência e o início da vida adulta
Tabagismo.
sintomas
Sintomas de Esquizofrenia
Os sintomas de esquizofrenia no sexo masculino costumam aparecer entre os 20 e 25 anos. Já em mulheres,