ESQUIZOFRENIA
TEMA: ESQUIZOFRENIA.
2014
Introdução:
A esquizofrenia é uma doença psíquica, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. A pessoa pode ficar fechada, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que passa ao seu redor ou, o exemplo mais clássico, de ter alucinações e delírios. Ela ouve vozes, e imagina estar sendo vitima de complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-lo. Não há argumento nem bom senso que o convença do contrario.
A esquizofrenia é um transtorno cerebral crônico, grave e incapacitante que tem afetado a humanidade ao longo da história. Cerca de 1% da população é portadora desta enfermidade.
Esquizofrenia.
A esquizofrenia é uma doença do foro psiquiátrico, que é caracterizada por um conjunto de comportamentos psicóticos recorrentes, ou mesmo crônica, e que têm como consequência a degeneração gradual das suas capacidades sociais e funcionais.
Os sintomas positivos estão relacionados diretamente ao surto psicótico. Entende-se por surto psicótico um estado mental agudo caracterizado por grave desorganização psíquica e fenômenos delirantes e/ou alucinatórios, com perda do juízo crítico da realidade.
Os sintomas negativos estão mais relacionados à fase crônica da esquizofrenia. Embora possam ocorrer na fase aguda, eles se estendem por mais tempo e predominam a longo prazo.
A cognição pode estar comprometida na esquizofrenia de diversas formas. As mais comuns são a falta de atenção e concentração e o prejuízo da memória. Essas alterações podem ocorrer antes mesmo do primeiro surto e piorar nos primeiros anos do transtorno.
Tipos de Esquizofrenia:
Apesar do grande conjunto de sintomas, eles variam de acordo com o tipo de esquizofrenia. Existem 6 tipos de esquizofrenia: simples, paranoide, desorganizada, catatônica, não diferenciada e residual.
Simples: A esquizofrenia simples tem os seguintes sintomas: emoções erráticas, isolamento social,