esquizofrenia
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Amanda Henrique Avanço
Camila Ferreira da Silva
Giselle Buono de Oliveira
Hellen Gouveia Jacinto
ESTUDO DE CASO PSIQUIATRIA: ESQUIZOFRENIA
SÃO PAULO
2013
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Amanda Henrique Avanço
Camila Ferreira da Silva
Giselle Buono de Oliveira
Hellen Gouveia Jacinto
ESTUDO DE CASO PSIQUIATRIA: ESQUIZOFRENIA
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial na disciplina de Estágio Curricular I, no curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi, sob orientação do Profº Marcelo Tardelli e das Profª Rosa Maria Moreira e Glauteice Freitas Guedes.
SÃO PAULO
2013
1. INTRODUÇÃO
A esquizofrenia é um transtorno mental complexo que dificulta o indivíduo a fazer a distinção entre as experiências reais e imaginárias, pensar de forma lógica, ter respostas emocionais normais e comportar-se normalmente em situações sociais. (TELLES, 2007)
De acordo com dados do Ministério da Saúde, é uma doença com curso variável, onde aproximadamente 30% dos casos apresentam recuperação completa ou quase completa, cerca de 30% com remissão incompleta e prejuízo parcial de funcionamento e cerca de 30% com deterioração importante e persistente da capacidade de funcionamento profissional, social e afetivo.
É considerada uma das mais graves doenças neuropsiquiátricas e atinge aproximadamente 1% da população mundial. Além de comprometer pacientes e familiares, representa um grande custo para toda a sociedade. (PÁDUA, 2005)
Com o objetivo de descrever as manifestações clínicas e desenvolver a sistematização da assistência de enfermagem, bem como a prescrição de enfermagem e diagnósticos de enfermagem em um paciente em crise esquizofrênica, desenvolveu-se este estudo de caráter descritivo exploratório