esquizofrenia
SANTO ANDRÉ
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
ESQUIZOFRENIA
Atividade apresentada como parte de obtenção de notas do curso de Bacharel em Psicologia para a disciplina de Psicofarmacologia.Sob orientação da Profª Heloísa Helena Fares.
SANTO ANDRÉ
2014
Esquizofrenia
Conforme descrição do American Psychiatric Association [ DSM- IV], a Esquizofrenia é uma perturbação com duração mínima de 6 meses e inclui no mínimo 1 mês de sintomas na fase ativa (dois ou mais dos seguinte sintomas: delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento amplamente desorganizado ou catatônico, sintomas negativos).Dentre os subtipos de esquizofrenia encontra-se: Paranóide, Desorganizado, Catatônico, Indiferenciado e Residual.Atinge o circuito cerebral MFPC ( Córtex Pré-Frontal Ventomedial).
Circuito Cerebral Córtex Pré Frontal Ventomedial
1 Substância Negra --> 2 Área Tegmental -->3 Hipotálamo -->Axônios-->A-->B-->C-->D
Vias Dopaminérgicas no cérebro: (a) Via dopaminérgica nigroestriada, que se preteje da substância negra para os gânglios da base ou para o estriado, faz parte do sistema nervoso extrapiramidal e controla as funções motoras e os movimentos. (b) Via opaminérgica mesolímbica, faz projeção da área tegumentar ventral do mesencéfalo ao nucleus accumbens, parte do sistema límbico do cérebro supostamente envolvida em muitos comportamentos, como sensações prazerosas, a potente euforia das drogas de abuso e também os delírios e alucinações da psicose.(c) Via dopaminérgica mesocorical, relacionada a via mesolímbila. Ela também faz projeção à partir da área tegumentar ventral mesencefálica, mas envia seus axônios para áreas do córtex pré-frontal, nos quais podem contribuir para mediar os sintomas cognitivos (córtex pré-frontal dorsolateral) e os sintomas afetivos (córtex pré-frontal ventromedial)