Esquizofrenia
A esquizofrenia é um transtorno psicológico no qual a pessoa perde o contato com a realidade, experimenta idéias grosseiramente irracionais ou percepções distorcidas. Considerada o mais terrível dos transtornos psicológicos. A cada cem pessoas uma desenvolve esquizofrenia, geralmente atinge jovens quando estão amadurecendo para a fase adulta.
●Sintomas da esquizofrenia Os sintomas da esquizofrenia se encaixam em três categorias gerais: * Sintomas positivos, que são pensamentos e percepções diferentes como alucinações, delírios e desordens no pensamento e movimento. * Sintomas negativos, que representam a perda ou diminuição na capacidade de iniciar planos, falar, expressar emoções ou encontrar prazer na vida cotidiana. Esses sintomas são difíceis de reconhecer como parte da esquizofrenia e podem ser confundidos por preguiça ou depressão. * Sintomas cognitivos, que são problemas com: atenção, certos tipos de memória e funções de execução que nos permite planejar e organizar. Déficits cognitivos também podem ser difíceis de reconhecer como parte da esquizofrenia, porém são os mais incapacitantes para levar um vida normal.
●Causas:
Não se sabe quais são as causas da esquizofrenia. A hereditariedade tem uma importância relativa, sabe-se que parentes de primeiro grau de um esquizofrênico tem a chance maior de desenvolver a doença do que as pessoas em geral. Por outro lado, não se sabe o modo de transmissão genética da esquizofrenia. Fatores ambientais (por ex: complicações da gravidez e do parto, infecções entre outros), que possam alterar o desenvolvimento do sistema nervoso no período de gestação parecem ter importância na doença. Tomografia computadorizada e ressonância magnética mostram que alguns pacientes tem pequenas alterações cerebrais, com a diminuição discreta do tamanho de algumas áreas do cérebro. Alterações bioquímicas dos neurotransmissores cerebrais, particularmente da