Esquizofrenia
O autor oferece um material de apoio para reflexão e posicionamento na descoberta, afirmação e construção de um novo eu a partir das emoções concretas de cada um.
Nesse caminho revela-se aos poucos a inteligência inter e intrapessoal e o relacionamento para com os outros e para com o próprio pensamento. Através de uma conversa entre um adolescente e seu professor, o autor mostra os meios pelos quais a inteligência emocional pode nos levar a significativas mudanças.
Este pequeno livro sobre a aventura e a descoberta da nova inteligência imagina um diálogo entre um professor, ou uma professora, com um aluno, ou uma aluna.
O autor, que é um velho professor, ao escrevê-lo, imaginou ter diante de si um (ou uma) aluno(a) e, por vezes, preferiu imaginar que quem dialogava com o(a) estudante era uma colega sua.
Para não ficar em toda página escrevendo como professor, ou como professora, e imaginando ter diante de si, nesse papo, seu aluno ou sua aluna, optou por alterar ora forma masculina, ora forma feminina na apresentação e elaboração dos diálogos.
O professor(a) e o aluno(a) que eventualmente lerem esta pequena histporia não precisarão se sentir aprisionados a este parêntese sempre muito chato. Adotarão a forma que mais lhes convier.
Celso Antunes é professor de ensino Fundamantal e Médio, mestre em Educação, foi coordenador e diretor de estabelecimentos de ensino e durante muitos anos ministrou aulas na graduação, pós-graduação e universidade da terceira idade.
É autor de mais de 180 livros didáticos e paradidáticos, inúmeros artigos e ensaios sobre temas relacionados à Educação, tendo suas idéias se estendido também à América Latina e