Esquitossomo
Introdução O presente trabalho é sobre o esquistossomo do gênero schistosoma, mais concretamente da fêmea. São objetivos neste trabalho apresentar suas fases, seu ciclo de vida, as diferentes espécies, entre outros.
Schistosoma Schistosoma é o género de vermes responsável pela esquistossomose, um parasita grave que causa milhares de mortes por ano. Seu ciclo de vida inicia-se com o caramujo, depois ele abandona o molusco que nada na água. O homem é contaminado ao entrar em contato com as águas dos rios onde existem estes caramujos infectados. Se estas larvas encontrarem um ser humano na água, penetram pela pele ou pelas mucosas, como da boca e esófago após ingestão da água, ou anal ou genital. Após alguns dias ocorre à transformação para a forma jovem, depois disso nadam contra o fluxo sanguíneo atingindo o plexo hemorroidário. Lá, os parasitas põem cerca de 300 ovos por dias, durante anos. A presença desses vermes e de uma grande quantidade de ovos pode provocar um rompimento dessas veias. Além disso, ocorre um aumento no volume abdominal devido ao crescimento desproporcional do fígado e do baço. Por isso, a esquistossomose é também conhecida como barriga-d'água. Algumas espécies são:
Schistosoma mansoni, África sub-sahariana, Brasil.
Schistosoma japonicum, Sul da China e sudeste asiático.
Schistosoma mekongi, Sudeste asiático.
Schistosoma intercalatum, Floresta tropical do Congo
Schistosoma haematobium, África sub-sahariana
Schistosoma malayense, Malásia
Schistosoma sciammarella, Brasil O tratamento é feito com medicamentos que combatem este parasita. Existem cinco substâncias capazes de eliminar o S. mansoni, mas a mais eficaz é o Praziquantel.
Anexos Esquistossomo (fêmea).
Ciclo de vida.
Conclusão Neste trabalho abordamos o assunto do esquistossomo, um verme conhecido por