Plano diretor Bragança Paulista
O território de Bragança Paulista está situado na região sudeste do Estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Sua unidade territorial ocupando uma área de 513,56 Km2 limita-se com os municípios de: Ao Norte - Pinhalzinho, Pedra Bela, Monte Alegre do Sul, Vargem e Extrema (MG); ao Sul – Atibaia e Jarinú; a Leste – Joanópolis e Piracaia; a Oeste – Tuiuti, Itatiba, Morungaba e Amparo.
A região de Bragança paulista é rica em recursos hídricos podendo ser citados como tendo maior os ribeirões do Lavapes e de Anhumas, os rios Jaguari e Jacarei e a Represas Jaguari e Jacareí (integrantes do Sistema Cantareira) com 50 km² de área coberta e 2,5 bilhões metros cúbicos de água. Apresenta uma população, recenseada em 1º de Agosto de 2010, de 146.663 habitantes, sendo que aproximadamente 90% população reside em área urbana. Considerada uma região rica apresenta a maior parte da economia local é composta por comércios, escolas e faculdades, seguidos por indústrias (celulose, alimentícia e eletrônica) e agricultura.
Breve Histórico
Bragança Paulista foi fundada em 15 de dezembro de 1763 pelo casal Antonio Pires Pimentel e Inácia da Silva Pimentel em cumprimento a uma promessa feita a Nossa Senhora da Conceição, foi criada como Distrito de Paz e Freguesia de Conceição do Jaguary, por alvará, em 13 de fevereiro de 1765; em 1769, Conceição do Jaguary, que pertencia ao Município de São Paulo, passou a pertencer ao de São João do Atibaia; elevada à categoria de Vila em 17 de outubro de 1797, após acirrados debates com os moradores de Atibaia, passou a Cidade pela Lei nº 21, de 24 de abril de 1856; três anos após, foi criada a Comarca de Bragança Paulista - à qual ficaram anexados mais cinco municípios que posteriormente foram desligados – conforme Lei nº 26, de 06 de maio de 1859; pela Lei Estadual nº 8.092, de 28 de fevereiro de 1964, seu território sofreu desmembramentos com a elevação dos Distritos de Pinhalzinho, Pedra Bela e Vargem à