Esquimós
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
Povos Esquimós
ALUNO(S): FRANCIANE DE ALMEIDA 13
GLECIANE SILVA 15
JHENYFER FERNADA 20
MARIA EDUARDA 26
MAYCON JHONATAN 28
PROFESSOR(A): BERNADETH DE LOURDES
SOCIOLOGIA
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
Com este trabalho pretendemos dar a conhecer de um modo geral, os aspectos mais relevantes da comunidade esquimó, a sua localização, os seus hábitos, as diferentes raças de entre eles, as suas tradições e as suas principais crenças. Tentámos tornar o nosso trabalho de fácil interpretação e de agradável leitura.
Esquimós
Esquimós são povos indígenas que habitam tradicionalmente as regiões em torno do Círculo Polar Ártico, no extremo norte da Terra, como o leste da Sibéria, o norte do Alasca e do Canadá e a Groenlândia. Vivem no gelo e na neve, submetidos a temperaturas de até -45 °C. A palavra “esquimó” se refere a grupos étnicos que ocupam o extremo norte do planeta desde 5 mil a.C. Atualmente, são cerca de 150 mil pessoas, ocupando uma faixa litorânea com cerca de 3 mil km de extensão. Dentre dezenas de etnias, os inuits são os mais populosos. Eles são tão comuns no Canadá e na Groenlândia que lá “inuit” define os moradores das áreas geladas. O termo “esquimó” é pejorativo – significaria “comedor de carne crua”.
Cultura Material
Tipos de habitações: Como o principal objetivo é se proteger do frio, eles dão preferência a superfícies congeladas de lagos ou do mar, onde o gelo é menos espesso - e, portanto, menos gelado - do que em terra firme. Depois, eles têm que encontrar uma camada de neve compacta o suficiente para permitir o corte de blocos retangulares, que servirão de tijolos para o iglu (a palavra é uma adaptação do esquimó iglu, que significa "casa"). Quando o iglu principal está pronto, outros menores podem ser anexados,