Esquerdismo, a doença infantil do comunismo
Lênin
I - Em Que Sentido Podemos Falar do Significado Internacional da Revolução Russa
Sobre o significado internacional da revolução russa (1917).
Na época em que Kaustky era um marxista e não um renegado escreveu sobre a possibilidade do revolucionarismo do proletariado da Rússia se tornar modelo para Europa Ocidental, em seu artigo “os eslavos e a revolução”.
II - Uma das condições fundamentais do êxito dos Bolcheviques
Elogio à disciplina rigorosa do partido bolchevique e ao apoio incondicional das massas.
Sobre a necessidade da ditadura do proletariado, na qual se configura uma guerra implacável de uma nova classe contra o inimigo maior, a burguesia.
Para manter a disciplina em um partido revolucionário: “... consciência da vanguarda proletária e por sua fidelidade à revolução, por sua firmeza, seu espírito de sacrifício, seu heroísmo, por sua capacidade de ligar-se, aproximar-se e, até certo ponto, se quiserem, de fundir-se com as mais amplas massas trabalhadoras, antes de tudo com as massas proletárias, mas também com as massas trabalhadoras não proletárias. Finalmente, pela justeza da linha política seguida por essa vanguarda, pela justeza de sua estratégia, e de sua tática políticas..” (p.04)
III As Principais Etapas da História do Bolchevismo
Sobre os momentos de ascenso e descenso.
Sobre a necessidade de saber recuar: “... compreender que é necessário recuar, que é preciso saber recuar, que é obrigatório aprender a atuar legalmente nos mais reacionários parlamentos e nas organizações sindicais, cooperativas, nas organizações de socorros mútuos e outras semelhantes, por mais reacionárias que sejam.” (p.06)
Preparar o terreno antes da revolução, implicou em não boicotar o governo nem o parlamento.
IV - Quais foram os inimigos que o bolchevismo enfrentou, dentro do movimento operário, para poder crescer, fortalecer-se e temperar-se?
Inimigo: social-chovinismo