Esquerda e Direita
Esta denominação vem da Revolução Francesa em que os populares radicais e a baixa burguesia (Jacobinos) sentavam-se à esquerda os Nobres e a alta burguesia (Girondinos) sentavam-se a direita na Assembléia.
Há alguns anos era mais simples.
Partido de Esquerda: PSOL
Partidos de esquerda seriam os partidos populares (não é populista!), que defendem os interesses dos operários/trabalhadores e dos setores despossuídos de forma ostensiva com políticas de divisão dos meios de trabalho (reforma agrária, estatização das fábricas etc.) e com uma política econômica de forte intervenção e planejamento estatal. Exemplos: Social-democracia européia, Partido Trabalhista Inglês (Labor).
Sobre o PSOL:
A criação do PSOL foi impulsionada por dissidências do Partido dos Trabalhadores (PT) que alegam discordar das políticas dele, tidas como conservadoras e de direita, bem como das alianças amplas e fisiológicas, dacorrupção e da falta de democracia interna. No PSOL também há dissidências doPartido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), que romperam com este por outros motivos. Assim como outros partidos contemporâneos da esquerda radical, como o Bloco de Esquerda (Portugal), o Syriza (Grécia), o NPA (França) e o PT (Bolívia), o PSOL é tido como um partido anticapitalista amplo, pois, não funcionando por centralismo democrático, agrega diversas correntes internas desde reformistas radicais até revolucionárias.
Dentro do PSOL, há uma polarização que aumenta ao longo dos anos, fazendo as diversas correntes se organizem em dois blocos opostos: a Unidade Socialista(US), agrupamento que dirige nacionalmente o partido e que aplica políticas mais à direita e polêmicas, comparadas ao petismo; e o Bloco de Esquerda (BE), agrupamento que dirige o partido em alguns estados e que, baseando-se no programa e no estatuto do mesmo, critica fortemente a direção e suas práticas. Por isso que dependendo da região do país, o espectro político do